O tempo Histórico e o Tempo Cronológico

O Tempo Histórico e o Tempo Cronológico
   A divisão mais comum da história é a da Idade Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Mas essa divisão é de toda a história do Homem?
   Para estabelecer um caminho didático na exposição, desenvolvimento e  pensamento dos fatos históricos fez-se necessário a divisão da história em períodos com características semelhantes, porém essa divisão não atende a todas as sociedades humanas.
   Na visão de um mundo eurocêntrico onde a Europa é o centro político e geográfico do mundo se estabeleceu para o ocidente a divisão da história segundo os acontecimento políticos, religiosos e econômicos da Europa como, por exemplo, a Queda do Império romano, Queda de Constantinopla ou a Revolução Francesa. Mas como dizer que tais acontecimentos foram decisivos para a história de sociedades que não estavam ligadas direta ou indiretamente com esses fatos como uma tribo norte-americana que nunca passou por um processo de industrialização, ou que não construiu um grande império. Esse pensamento acaba por gerar um conceito de sociedades desiguais e proporciona um conceito de sociedades mais avançadas que outras.
   Para minimizar tais conceitos devemos nos apegar as características e necessidades de cada comunidade/sociedade e não compará-las, tendo como base o conceito da história é que devemos levar em consideração o tempo e o espaço  das populações, pois se o espaço ou o tempo são diferentes, consequentemente a história também o será. Com isso não podemos alinhar o tempo histórico com o cronológico, não cometendo anacronismos e nem desprezando culturas diferentes.

Por Eliphas Bruno

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s