A evolução Humana

Este pequeno texto sobre a evolução das espécies tem como objetivo simplificar para os alunos do 6º ano as teorias Criacionista e Evolucionista, além de desenvolver a caráter do cidadão quanto a questão do racismo. Tendo o aluno o conceito de que só existe uma unica RAÇA, a raça HUMANA não haverá espaço para o preconceito racial.

A evolução do ser humano



   Ao analisar fósseis de humanos antigos percebemos que nós evoluímos desde nosso surgimento. Esta evolução nos traz alguns indícios de que existiram outras raças humanas. Estas antigas raças humanas, como surgiram?

   Para essa pergunta temos basicamente 2 respostas: a primeira apresenta uma visão religiosa com a participação do divino e tem como fonte histórica principal a Bíblia (para os cristãos ou Torá para os Judeus), para essa teoria damos o nome de criacionista, onde Deus é o criador de tudo e de todos. Porém essa teoria não explica as diversidades encontradas entre os primeiros hominídeos.
   Tentando sanar essa lacuna na História do surgimento do ser humano começou a se pensar na teoria de uma evolução desse hominídeo, onde para continuar sua vida teve de se adaptar as novas características climáticas, geográficas, enquanto outras espécies foram extintas. Essa teoria traz grandes dúvidas sobre a evolução do homem tendo vindo do macaco, mas a nossa certeza hoje é de que essa evolução não é verídica, o que pode ter ocorrido é que um grupo de primatas com algumas características semelhantes a de nossos ancestrais possa a ter vindo originar os primeiros hominídeos.
   A seleção natural desenvolvida (mas não criada) por Charles Darvin no século XIX possibilitou de concreto para nós é de que hoje sobre a terra não existem raças humanas, o que nos diferencia uns dos outros é a nossa etnia.
Anúncios

2 respostas em “A evolução Humana

  1. Infelizmente essa falsa ideia de que o homem “veio” do macaco ainda persiste.
    O fato já tantas vezes explicado é que houve um tempo em que existia somente uma espécie de primata, um ancestral comum entre hominídeos e chimpanzés. Dessa espécie, uma população se diferenciou dando origem aos chimpanzés atuais, enquanto outra população se diferenciou dando origem aos hominídeos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s