Problemas de definição: A História vista de baixo

   A nova história surgiu como uma alternativa à história tradicional, na ânsia de se colocar em pauta perspectivas diferentes daquela apregoada pelo tradicionalismo histórico.
  Determinados movimentos tais como a descolonização, o feminismo e a ecologia serviram de base para o alavancamento deste novo ponto de observação histórica, uma vez que a história consagrada oferecia uma explicação aquém da preterida por tais fatos.
   O problema inicial surgido foi o de se estabelecer definições, pois isto gera confusão. Quando se menciona o termo”povo”, a quem se refere? Esta expressão tem o mesmo significado em todas as culturas? Assim pode-se extrapolar estas perguntas para vários outros termo como cultura, educação, popular, etc. Portanto, quando fala-se em “história vista de baixo” há que se ponderar sobre qual perspectiva está se tratando, afinal de contas, a visão de baixo de uma guerra pode partir de olhos de um soldado ou de um civil, noção esta que pode inferir para diversas outras análises históricas.
Ficha Técnica: BURKE, Peter. A escrita da história. São Paulo: UNESP, 1992.
Por Eliphas Bruno

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s