A difícil relação entre o professor e o aluno que paga mensalidade

A educação brasileira vem enfrentando uma série de problemas em escolas públicas e particulares. Nas escolas privadas ocorre com grande freqüência a situação de o aluno afrontar e desrespeitar o professor com exigência, arrogância, muitas vezes pensando que esse profissional é seu funcionário.

Tal pensamento advém do fato que o aluno, ou melhor, o pai paga uma mensalidade. Em suma, pai e filho se acham no direito de interferir no trabalho e na autonomia do profissional, pressionando para que, dentre outras coisas: não haja reprovações, se antecipe as férias, os trabalhos escolares sejam recebidos em datas vencidas. Diante das situações apontadas acima, o que pode ser feito para evitá-las? A seguir, algumas medidas que podem impedir problemas dessa natureza no ambiente escolar:

– Logo ao iniciar as aulas a escola e o corpo docente tem a incumbência de expor aos país e alunos acerca das regras internas (exemplo: uso de celular, Mp3/4/5, uso do boné, piercing, namoro entre outros) que devem ser cumpridas sem exceções e privilégios. É importante explicar os motivos que levam a aplicação de determinadas normas.

– Os professores, independentemente da área de atuação, devem discutir e reforçar com os alunos a respeito de valores éticos e humanos.

– Em uma situação em que o aluno ameace o professor, o mesmo deve agir de maneira firme, sem medo e insegurança.

– A escola não deve “crucificar” o trabalho do professor a partir, somente, da visão do aluno.

– Quando um aluno se dirigir ao professor de maneira ofensiva e arrogante, o educador deve agir diplomaticamente, tentando ouvir, estabelecendo um diálogo para alcançar uma solução amigável.

– Falar para o aluno que a escola não se resume em notas, aprovações e reprovações, e sim em um lugar de formação plena do indivíduo.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Fonte site brasil Escola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s